quarta-feira, 30 de março de 2011

Reportagem dia: 11/02/2011

Programa Adolescente Cidadão está com inscrições abertas.

Os funcionários dos Coletivos do Projovem Adolescente e ainda o Cras/Leonardo e destrito de Sereno vão receber até o dia 10 de março inscrições para os candidatos ao Programa Adolescente Cidadão, gerenciado pela Secretária de Assistência Social de Cataguases. O anúncio foi feito pelo Conselho Municipal de Assistência e as inscrições tiveram início quinta-feira, dia 10 de fevereiro, a fim de preencher as 150 vagas prevista para 2011. Para se candidatar, os jovens interessados deverão ficar atentos a algumas condições, dentre elas, estar inscrito no Programa Projovem Adolescente e apresentarem boletim escolar, comprovante de residência, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e declaração atualizada de matrícula no sistema de ensino.

Para a seleção dos adolescente que vão fazer parte da edição 2011 do Programa, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social vai se deslocar aos pontos onde estão sendo recebidas as inscrições para conferir toda a documentação dos candidatos e o cumprimento das exigências, como um bom rendimento escolar mínimo de 70% de freqüência ás aulas.

O Adolescente Cidadão tem como principal viés capacitação dos jovens pela parceria firmada entre Prefeitura e Senai, explica Murilo Matias, coordenador do Programa. Para eles, este é o sentido maior do trabalho, e que pode garantir o primeiro emprego para esses meninos e meninas, “gerando renda para as famílias”, explica.

O Programa valoriza as políticas de prevenção compondo com palestras educativas o seu planejamento anual, sendo as doenças sexualmente transmitidas, prevenção ao uso de drogas e gravidez na adolescência alguns temas priorizadas ao longo do ano por profissionais atuantes nestas áreas. Os adolescentes são amparados pela lei do Aprendiz (10.097/2000), recebem mensalmente o valor de salário mínimo baseado na carga de 4 horas diárias de trabalho, além de capacitação, lanche e assistência médica, entre outros benefícios.

Os locais de inscrição são o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) bairro Leonardo Rua: Antônio Augusto de Souza Filho, 35; Cras/distrito de Sereno: na avenida Manuel Inácio Peixoto, ao lado do posto de saúde, no Projovem Adolescente localizado no bairro São Vicente: Sede Afan – à rua Horácio Spíndola, s/n, Projovem Adolescente no bairro Dico Leite: Rua Marcileta, 64 e o Projovem Adolescente no bairro Santa Clara: Escola Municipal Lysis Brandão de Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário